A sua fome é emocional?

 

Muitas vezes nós comemos mesmo sem fome, principalmente, para reprimir uma emoção negativa ou preencher um vazio emocional, é por isso que as vezes comemos muito e ainda não estamos saciados.

Quem nunca comeu uma barra de chocolate inteira após uma discussão ou um dia estressante?  Ou um pote de sorvete para melhorar o ânimo? Se você come em momentos como esses...Você pode comer toda a comida do mundo, que os seus sentimentos não irão mudar e nem sua fome será saciada. 

Aqui estão algumas dicas para identificar se sua fome é emocional:

  1. A fome emocional é súbita e urgente , já a física é gradual e paciente.

Você já sentiu uma vontade repentina e desesperada de comer alguma coisa?  Lembre-se desse momento... é bem provável que essa "fome" tenha  aparecido após uma discussão consigo mesmo. Infelizmente aprendemos a reprimir nossos sentimentos  através da comida.

A fome física, necessidade real de comer, por outro lado, é gradual, começa com um leve incômoo na barriga. Se ignorarmos podemos nos sentir mal, com tonturas , irritação e cansaço.

2- A fome emocional não pode ser saciada com comida, mas a física pode.

Se você come e nunca se sente saciado é porque não precisa de comida e sim mudar seus sentimento

A fome emocional é invariavelmente sustentada pelo  "Estresse Inevitável". Esse estresse é causado pela sensação permanente, de que não podemos fazer nada para diminur a tensão, geralmente ocasionada por relacionamentos ruins, doenças, estresse no trabalho  e até mesmo vergonha ou arrependimento por acontecimetos do passado que nunca poderão ser desfeitos.

Para neutralizar a "fome emocional", a dica é mudar o foco, no momento em que ela aparecer, pare e pense porque está comendo, depois imagine - se calmo e procure outra coisa para fazer.

Durante o processo de coaching  para emagrecimento são aplicadas técnicas para controle da fome emocional e mudança na sua relação com a comida.

Qualquer dúvida entre em contato!